O verão está cada vez mais próximo e as brincadeiras favoritas das crianças sempre envolvem água devido às temperaturas elevadas, principalmente os dias divertidos nas piscinas. Entretanto, segundo o boletim epidemiológico da SOBRASA (Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático), o afogamento é um dos principais acidentes entre as crianças. Pensando nisso, no post de hoje trouxemos alguns cuidados essenciais que devem ser tomados com as crianças nas piscinas, para que todos possam aproveitar da melhor maneira essa estação tão amada que é o verão. Confira!

  1. Acompanhe as crianças:

A supervisão adequada é a coisa mais importante quando se trata de pais, filhos e água, mesmo que a criança já esteja acostumada com água e saiba nadar. A dica essencial é que nunca deixe-as sozinha na área da piscina ou dentro dela e, quando estiverem dentro da mesma, deve-se manter a distância máxima de um braço esticado em caso de alguma emergência. 

2. Boias Infantis

As boias são essenciais para a segurança infantil, as escolhas mais seguras para as crianças são aquelas que envolvem todo o tronco,  para que os pequenos não virem corpo ou percam os acessórios durante a brincadeira. Entretanto, o uso de boias não dispensa o acompanhamento de adultos, já que elas não são 100% seguras.

3. Proteção Solar

Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), a exposição solar excessiva de crianças aumenta significativamente a chance de câncer de pele na vida adulta, uma vez que 80% de toda radiação solar que recebemos durante a vida é na parte da infância. Para uma melhor proteção, é indispensável escolher um protetor de, no mínimo, 30 FPS adequado para a idade da criança, aplicar sempre 20 minutos antes das atividades aquáticas em movimentos lineares e reaplicar com frequência.

4. Roupas apropriadas:

Para que o conforto e segurança das crianças sejam completos durante toda a brincadeira, o uso de roupas, acessórios e sapatos adequados são indispensáveis! As blusas e chapéus com fator de proteção ultravioleta são indicadas principalmente para bebês de até 6 meses, já que o uso de protetor solar não é recomendado nesta faixa etária segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria. Outro item indispensável para essa estação são as uFrogs, que além de serem confortáveis e protegerem os pezinhos, dão maior estabilidade para crianças nos pisos molhados e escorregadios. 

São muitos os cuidados necessários para garantir a segurança das crianças na piscina. Entretanto, toda essa precaução vale a pena. Além das muitas vantagens para a saúde, a piscina continua sendo uma das atividades favoritas das crianças. E nada melhor que ver seu filho feliz, não é mesmo?