Quem é que não ama ter um animal de estimação em casa, não é mesmo? Principalmente agora, em tempos de isolamento social, que nos força a ficar cada vez mais em casa. Inclusive, uma pesquisa realizada pela Opinion Box em 2020 revelou que cerca de 25% de famílias adotaram ou compraram seu primeiro pet durante a pandemia. Coisa boa, não?

Mas, por incrível que pareça, muitos pais pensam, num primeiro momento, que ter um bichinho e uma criança convivendo juntos não é muito bom. Além dos gastos com ração, vacina e veterinário, acredita-se que o animal vai mudar muito a rotina da casa e também da família. No entanto, profissionais da educação e da psicologia afirmam que o convívio entre os dois traz muitos benefícios para a criança.

Abaixo, conheça 5 desses benefícios! 

1 – Melhora a imunidade

Muitas pessoas podem achar que ter um cachorro ou um gato em casa causa alergias nas pessoas por conta de seus pelos, mas não é exatamente assim que funciona. Na verdade, os alérgenos (substâncias que desencadeiam as reações) estão presentes na saliva, urina, descamação da pele ou nas penas. Por isso que os gatos – que têm o hábito de se lamberem constantemente – são campeões em desencadear processos alérgicos. 

A boa notícia é que uma revisão de estudos feita pela Universidade de Gothenburg (Suécia), publicada na revista científica Plos One em dezembro de 2018, sugere que quanto maior o número de bichos, menor o risco de alergias. Já outra pesquisa, realizada pela USP, destacou que o convívio com animais melhora a imunidade de crianças e adultos, além de reduzir os níveis de estresse e a incidência de doenças comuns, como dor de cabeça ou resfriado.

2 – Aumento do senso de responsabilidade

Em um ciclo natural, espera-se, numa relação de pais e filhos, que os adultos cuidem da criança. Logo, o pequeno está acostumado a ter as coisas todas certas, como alimentação e higiene. 

Quando um animal vira parte da família, é interessante que a criança passe a ser o seu “tutor”. Dessa forma, ela passa a ter responsabilidades e, consequentemente, a cuidar do outro, entendendo que ele também tem hora pra comer, brincar e dormir.

3 – Diminui a ansiedade e o estresse

Conviver com um pet traz sensações boas à nossa vida, como bem-estar, afeto e companheirismo. Além disso, quando estamos juntos dele, nosso organismo libera um hormônio chamado ocitocina, um tipo de calmante natural produzido pelo corpo. Além disso, nos passeios, os animais ajudam na integração social, contribuindo para o início de uma conversa com outras pessoas, por exemplo.

4 – Estimula o cérebro

O cérebro humano se desenvolve por boa parte da infância e juventude de uma pessoa, mas são os dois primeiros anos que se mostram fundamentais para essa ação. 

De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), a relação que uma criança tem com um animal faz com que aumente os estímulos cerebrais necessários, como a realização da mesma atividade repetidas vezes, a qual influencia diretamente nas habilidades motoras.

5 – Prática de exercícios físicos

Um bichinho de estimação está sempre pronto para brincar 一 principalmente se ele for um cachorro. Então, estipular uma rotina de brincadeiras entre a criança e o pet pode ser benéfico para os dois, já que, além do animal se divertir e gastar suas energias, a criança se exercita constantemente, diminuindo, assim, os riscos de obesidade.


A fim de proporcionar momentos incríveis e com o melhor conforto que eles pedem,  a ufrog desenvolve calçados de neoprene capazes de auxiliar no desenvolvimento físico e motor dos pequenos. 

Por isso, na hora de adquirir um calçado para o seu filho brincar com o pet, lembre-se das ufrogs! Acesse www.ufrog.com.br e confira todos os modelos disponíveis.