Ao contrário do que se pensa, muitas crianças e adolescentes apresentam doenças consideradas “de adultos”, como o joanete e os pés diabéticos. E, com o Dia da Saúde cada vez mais próximo (31 de março), a ufrog explica a importância do uso de calçados corretos em crianças, visando justamente a prevenção de condições como as que citamos acima.

Vários são os mitos a respeito da saúde das crianças, como, por exemplo, o de que andar descalço dá gripe ou achar que botas ortopédicas podem corrigir os pés de quem tem o chamado “pé chato”. Apesar de parecerem afirmações verdadeiras, nenhuma das duas é, de fato, verídica 一 e isso quem diz é a pediatra Anna Paula Kuchnir Silva Giacome.

Diante disso, vamos olhar mais de perto sobre alguns problemas que podem aparecer nos pequenos, bem como descobrir como um bom calçado pode ajudar a preveni-los. Acompanhe a leitura!

Alguns cuidados essenciais

Quando se pensa em calçados infantis, a primeira regra que precisa ser respeitada é quanto ao conforto que eles trarão à criança. 

De acordo com a Dra. Anna Paula, a pele das crianças é mais frágil que a dos adultos e é exatamente por isso que ela está mais propensa a sofrer lesões. Sendo assim, priorizar o conforto de seus pés é fundamental.

Sapatos apertados não só machucam os pés como também podem predispor o aparecimento de deformações na região, como é o caso do joanete. Aliás, por mais que a sua causa não seja conhecida, vários fatores podem desencadeá-lo, como histórico familiar, ser do sexo feminino ou possuir hipermobilidade articular. Por isso, toda atenção importa.

Além dessa questão, caso a criança tenha diabetes, é imprescindível ficar de olho em qualquer aparição de sintomas que possam caracterizar o pé diabético (surgimento de ulceração nos pés), os quais podem estar relacionados à má circulação de sangue na região desses membros inferiores devido a algum tipo de aperto.

Para ter certeza de como está o tamanho dos calçados nos pés da criança, é fácil: basta pressionar suavemente a parte superior da ponta enquanto ela estiver com os sapatos nos pés. Caso haja espaço suficiente na parte dos dedos para que os pés cresçam, ótimo. Se não, é hora de comprar calçados novos.

Como a ufrog auxilia nessa questão

Por serem feitas de neoprene, um tipo de borracha sintética, e revestidas com tecido dos dois lados, as nossas ufrogs são extremamente resistentes, além de garantir que a temperatura dos pés fique estável. Ademais, o calçado também apresenta tecnologia de perfuração da borracha interna, o que permite a circulação do ar, facilitando, assim, a transpiração dos pés. 

Para conhecer um pouco mais sobre os nossos produtos e também ver quais modelos estão disponíveis, acesse www.ufrog.com.br. Caso você queira ser um revendedor, envie um e-mail para [email protected].